Programas Sociais e a sua importância para a sociedade

Em nosso artigo de hoje iremos lhe mostrar informações importantes sobre os programas sociais, partindo do seu conceito  e traçando a sua importância na sociedade mundial. Confira!

Conceito de Programas Sociais

Em um conceito mais duro, um programa pode ser entendido enquanto uma lista de tópicos, organização de um  plano, ou até mesmo o avanço de alguma iniciativa ou um projeto.

Já no caso do conceito social. Esse adjetivo junto com a palavra programa acaba qualificando  o que está vinculado à nossa sociedade (a comunidade de cidadãos que mantêm, de certa forma, as interações e compartilhamento de uma cultura).

Programas Sociais

Pode-se dizer que programa social é uma iniciativa que visa melhorar as condições de vida de uma população. O objetivo dos programas sociais é contribuir para a redução dos círculos de pobreza Inter geracionais, para que uma criança que nasceu em um lar pobre, quando crescer, não o seja mais e tenha um futuro melhor.

Para isso, a identificação e seleção de seus beneficiários é fundamental para que o apoio governamental chegue apenas a quem precisa e possa ser investido, paralelamente, em educação, infraestrutura e saúde de maior qualidade.

No entanto, a falta de direcionamento adequado tem gerado grande desperdício de recursos fiscais, pois há altas taxas de vazamento.

Nesse caso, são muitos e variados os programas sociais que, no momento, estão em vigor em cidades de todo o mundo. Assim, por exemplo, foram promovidos desde os relacionados com a habitação, para que qualquer cidadão pudesse ter um lar digno, até os relacionados com a educação.

Importância dos programas sociais

A realização de um projeto social não é nada fácil e para atingir o seu impacto serão necessárias pesquisas junto à população, que neste caso estaria sendo violada ou necessitaria de ajuda.

Programas Sociais

Além disso, os seguintes pontos são levados em consideração:

  • Saber estabelecer, de forma participativa e engenhosa, uma proposta que se considere importante para a população.
  • O responsável pelo projeto deve ser especialista no assunto e conhecer a realidade que ocorre no país.
  • Faça uma projeção de curto prazo dos efeitos positivos que seriam esperados após a aplicação do projeto na população.

A importância desses programas sociais vai além das construções e implementações que você pode fazer, já que, por meio de seus agentes, você consegue o seguinte:

Organização na população

Estudos sustentam que a pobreza, em muitos casos, decorre da desorganização e da pouca participação dos moradores no processo de tomada de decisão.

Quando isso acontece, quando você deseja realizar um evento social, os benefícios irão para as mãos erradas e muitas vezes o nicho vulnerável não verá os resultados.

A organização será a principal contribuição que a população pode dar, pois permitirá que funcione e tenha conhecimento de todas as ações a serem realizadas, quando for realizada uma próxima ação social.

Criação de capital social

Com a participação no projeto, será possível criar um capital social que o ajude a fazer frente às obras ou bens que são realizados no seu setor.

Envolver os membros da comunidade permitirá que eles tenham o desejo de resolver os problemas que os afligem. Isso os tornará protagonistas e agentes de sua própria mudança.

Motivação para continuar

A fé e a motivação movem montanhas e não há maneira melhor do que remar sozinho para melhorar sua situação. Com mudanças positivas no seu setor, você quer que ele permaneça o mesmo e não retroceda.

É isso que capacita qualquer pessoa que queira construir a sociedade que deseja para seus filhos ou pequenos familiares, como irmãos e / ou primos.

Onde posso me preparar para ser gerente em projetos sociais?

Para se tornar um especialista em projetos sociais, você deve fazer mestrado em Gestão de Projetos e Programas Sociais, entre outros tipos de formações disponíveis nas universidades e cursos profissionalizantes.

Programas Sociais

Perfil do mestrado em Projetos e Programas Sociais

O graduado do Mestrado em Gestão de Projetos e Programas Sociais terá características de promotor de políticas sociais. Além disso, será especialista em planejamento, gestão, gestão de projetos e programas sociais, tanto em âmbito nacional quanto regional.

Este perfil será fruto dos conhecimentos adquiridos, da capacidade de gestão do próprio aluno, bem como do fruto da sua investigação sistemática, que lhe darão a autoridade necessária para o seu desempenho como professor ou profissional especializado de excelência.

Competências do Mestrado em Projetos e Programas Sociais

  • Identificar e formular problemas sociais relevantes e utilizar a metodologia do quadro lógico na concessão de propostas de intervenções viáveis ​​do ponto de vista social e técnico.

  • Gerenciar projetos e programas sociais utilizando as teorias, estratégias e ferramentas da gestão moderna.

  • Gerenciar os diferentes componentes dos programas e projetos sociais de forma eficiente e eficaz.

  • Avaliar a viabilidade econômica e social de projetos ou programas, seus resultados e impactos de acordo com os padrões estabelecidos.

  • Sistematizar experiências de intervenção social aplicando procedimentos e instrumentos padronizados.

  • Utilizar o conhecimento produzido pela pesquisa aplicada no aprimoramento dos processos de tomada de decisão e na gestão de projetos e programas.